quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

ARTE NA PRÉ HISTÓRIA MUNDIAL E BRASILEIRA - ATIVIDADE 01


 ARTE NA PRÉ HISTÓRIA


Um dos períodos mais fascinantes da história humana é a Pré-história. Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior à escrita. Tudo o que sabemos dos homens que viveram nesse tempo é o resultado da pesquisa de antropólogos, historiadores e dos estudos da moderna ciência arqueológica, que reconstituíram a cultura do homem.

Divisão da Pré-história


A pré-história corresponde ao primeiro período da evolução humana, estendendo-se da origem do homem até a criação da escrita, perto de 4.000 antes de Cristo. Durante sua longa duração, visualizam-se sinteticamente três grandes períodos distintos: o Paleolítico, o Neolítico e a Idade dos Metais...




Paleolítico superior ou da Idade da Pedra Lascada 

Aproximadamente 5.000.000 a 25.000 a.C.; primeiros hominídeos; caça e coleta; controle do fogo. O homem conseguiu dar grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência de forma mais segura. O domínio do fogo foi o maior exemplo disto. Com o fogo, o ser humano pôde espantar os animais, cozinhar a carne e outros alimentos, iluminar sua habitação além de conseguir calor nos momentos de frio intenso. Nesta época, o ser humano habitava cavernas, muitas vezes tendo que disputar este tipo de habitação com animais selvagens. Quando acabavam os alimentos da região em que habitavam, as famílias tinham que migrar para outra região. Desta forma, o ser humano tinha uma vida nômade (sem habitação fixa). Vivia da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Os bens de produção eram de uso e propriedade coletiva. Nesta fase, os seres humanos se comunicavam com uma linguagem pouco desenvolvida, baseada em pouca quantidade de sons, sem a elaboração de palavras. Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres. Através deste tipo de arte, o homem trocava ideias e demonstrava sentimentos e preocupações cotidianas.



1-Pintura



PALEOLÍTICO SUPERIOR – Principal característica dos desenhos da Idade da Pedra Lascada é o naturalismo. O artista pintava os seres, um animal, por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal qual sua vista captava. Atualmente, a explicação mais aceita é que essa arte era realizada por caçadores, e que fazia parte do processo de magia por meio do qual se procurava interferir na captura de animais, ou seja, o pintor-caçador do Paleolítico supunha ter poder sobre o animal desde que possuísse a sua imagem. Acreditava que poderia matar o animal verdadeiro desde que o representasse ferido mortalmente num desenho. Utilizavam as pinturas rupestres, isto é, feitas em rochedos e paredes de cavernas.








Escultura



A Arte Rupestre surgiu durante o Paleolítico Superior, por volta de 40.000 a.C. Os homens primitivos desenhavam em cavernas ,coisas do seu dia - dia ,as imagens rupestres mais populares são cenas de luta e cenas de caça. Os Homo Sapiens produziam esculturas de mulheres que eram chamadas Vênus.



Esta figura é chamada de Vênus de Willendorf e também é conhecida como Mulher de Willendorf, é uma escultura de uma mulher, sua altura de 11,1 cm, ela tem cerca de 20 a 24.000 anos de existência. Foi desenterrada em Agosto de 1908 no sítio Arqueológico e paleolítico situado em Willendorf - Áustria. Esta não uma figura real de uma mulher pré-histórica, os seios, barriga e pernas muito grandes, só são um símbolo de fertilidade. Foi esculpida em calcário eolítico, e colorido em Ocre vermelho. Para fazerem as pinturas de animais nas paredes de cavernas, os homens da Pré-história usavam sangue de animais, saliva, fragmentos de rochas, argila, etc.





Arquitetura

Os grupos pré-históricos do paleolítico eram nômades e se deslocavam de acordo com a necessidade de obter alimentos. Durante o período neolítico essa situação sofreu mudanças, desenvolveram-se as primeiras formas de agricultura e consequentemente o grupo humano passou a se fixar por mais tempo em uma mesma região, mas ainda utilizavam-se de abrigos naturais ou fabricados com fibras vegetais ao mesmo tempo em que passaram a construir monumentos de pedras colossais, que serviam de câmaras mortuárias ou de templos. Raras as construções que serviam de habitação. Essa pedras pesavam mais de três toneladas, fato que requeria o trabalho de muitos homens e o conhecimento da alavanca.
menir

dólmens
                                                                  
Cromlech

Nuragues



           
Esses monumentos de pedras foram denominados "megalíticos" e podem ser classificados de:
1- Dólmens- consistem em duas ou mais pedras grandes fincadas verticalmente no chão, como se fossem paredes, e uma grande pedra era colocada horizontalmente sobre elas, parecendo um teto,  que possibilitavam o acesso a uma tumba;

2- Menir monumento megalítico que consiste num único bloco de pedra fincado no solo em sentido vertical. 

 3-  cronlech- que são menires e dólmens organizados em círculo, sendo o mais famoso o de Stonehenge, na Inglaterra.
Também encontramos importantes monumentos megalíticos na Ilha de Malta e Carnac na França, todos eles com funções ritualísticas,religiosas.






O Santuário de Stonehenge, no sul da Inglaterra, pode ser considerado uma das primeiras obras da arquitetura que a História registra. Ele apresenta um enorme círculo de pedras erguidas a intervalos regulares, que sustentam traves horizontais rodeando outros dois círculos interiores. No centro do último está um bloco semelhante a um altar. O conjunto está orientado para o ponto do horizonte onde nasce o Sol no dia do solstício de verão, indício de que se destinava às práticas rituais de um culto solar. Lembrando que as pedras eram colocadas umas sobre as outras sem a união de nenhuma argamassa.


Resumo:




A pintura neolítica mostra figuras humanas estilizadas, ou seja, não naturalistas, representadas em traços pouco esquemáticos. 

Na arquitetura do período Neolítico, destacam-se habitações rudimentares construídas em formato circular, utilizando-se pedras empilhadas conhecidas como Nuragues. 

A hipótese mais aceita sobre a construção os monumentos megalíticos no Neolítico é a da motivação religiosa, sendo o mais famoso deles o de Stonehenge, na Grã-Bretanha.


 


                  O Misterioso Santuário de Stonehenge.

  Os maciços arcos de pedra da Planície de Salisbury aguardam o nascer do sol como vem fazendo, dia após dia, há 4 mil anos.

O Santuário de Stonehenge apresenta um enorme círculo de pedras erguidas a intervalos regulares, que sustentam traves horizontais rodeando outros dois círculos interiores. No centro do último está um bloco semelhante a um altar. O conjunto está orientado para o ponto do horizonte onde nasce o Sol no dia do solstício de verão, indício de que se destinava às práticas rituais de um culto solar. Lembrando que as pedras eram colocadas umas sobre as outras sem a união de nenhuma argamassa.






                                                            


   Como isso foi possível? Como os homens primitivos poderiam construir isso e erguer blocos de pedras que pesam quase 50 toneladas cada?

Bem, vamos por partes. Primeiro como as pedras foram parar lá?
Estudos mostram que no ano 2600 a.C, enormes pedras retangulares foram trazidas das Montanhas Preseli, situadas a cerca de 217 quilômetros dali. O anel externo e a arcada interna foram feitos de blocos de arenito provenientes das Planícies MarIborough, situadas 40 quilômetros ao norte (observem, tudo muuuito longe!) Os maiores dolmens da arcada interna, chamados de trilithons, são constituídos por dois pilares denominados megálitos e uma pedra colocada sobre o topo. Os megálitos têm aproximadamente sete metros de altura e pesam até 50 toneladas. Acredita-se que foram construídos por volta do ano 2400 a.C

Mas... e como levaram as pedras?? E como as colocaram de pé? E como colocaram umas sobre as outras?

A explicação mais convincente vem do engenheiro Mark Whitby e do arqueólogo Julian Richards, que através de uma operação com réplicas das pedras, mostram como os arcos podem ter sido construídos.

O trabalho foi duro, duas colunas de 45 toneladas e uma viga transversal de 10 toneladas, feitas de concreto - foram puxadas sobre trilhos de madeira besuntados com sebo. Uma versão do sistema em que os grandes navios, com as quilhas lubrificadas, são lançados ao mar sobre trilhos. Os grandes blocos de pedra foram puxados colina acima por 130 soldados, bombeiros e estudantes usando quase 150 metros de corda.
Mas... Só a força bruta não foi suficiente para erguer as pedras, então Whitby teve de pensar como os construtores originais. E como seria??
Uma dica importante foi o formato do buraco onde fica a coluna maior. Ele era vertical, com um dos lados fortemente inclinado. Whitby construiu uma rampa perto do buraco e mandou que puxassem a enorme pedra sobre ela, até que a terça parte da pedra se projetasse sobre o buraco. Pesados fragmentos de rocha foram colocados sobre o bloco de pedra e empurrados para sua extremidade. Momentos depois, o peso desses fragmentos fez o imenso bloco se inclinar e cair dentro do buraco abaixo dele. Bingoooo!
Uma vez erguido o segundo bloco, a viga transversal foi arrastada sobre a rampa mais íngreme. Os três blocos se adaptaram de maneira impecável e formaram a perfeita arcada do século 20. Whitby acredita ter solucionado o problema. "Com 140 pessoas, eu poderia construir Stonehenge em menos de 20 anos.”

Para melhor entender... VEJAM!







NEOLÍTICO



A fixação do homem da Idade da Pedra Polida, garantida pelo cultivo da terra e pela manutenção de manadas, ocasionou um aumento rápido da população e o desenvolvimento das primeiras instituições, como família e a divisão do trabalho.

 Assim, o homem do Neolítico desenvolveu a técnica de tecer panos, de fabricar cerâmicas e construiu as primeiras moradias, constituindo-se os primeiros arquitetos do mundo. Conseguiu ainda, produzir o fogo através do atrito e deu início ao trabalho com metais.
Todas essas conquistas técnicas tiveram um forte reflexo na arte. A observação de detalhes nos desenhos e pinturas foi substituída pela abstração e racionalização. Como consequência surge um estilo simplificador e geometrizante, sinais e figuras mais que sugerem do que reproduzem os seres. Os próprios temas da arte mudaram: começaram as representações da vida coletiva. 


No período neolítico a pintura é utilizada como elemento decorativo e retratando as cenas do cotidiano: homens e mulheres e caçadas, existindo ainda a pintura de símbolos, com significado ainda desconhecido. Essa fase inicial é marcada pela utilização predominantemente do preto e do vermelho.



 


Idade dos Metais



O período da Idade dos Metais é a última fase da Pré-história. De curta duração, este período vai de 6, 5 mil anos atrás até o surgimento da escrita (por volta de 5,5 mil anos atrás).

Foi um período muito importante, pois o homem pré-histórico fez vários avanços nas técnicas de produção de artefatos. Estes avanços lhes permitiram melhores condições de vida. O conhecimento de técnicas de fundir e moldar os metais trouxe muitos avanços na vida cotidiana do homem pré-histórico.

Principais avanços do período da Idade dos Metais:

Idade do Cobre - por volta de 6 mil anos atrás, o homem pré-histórico (homo sapiens sapiens) adquiriu conhecimentos para o desenvolvimento de técnicas para derreter e moldar o cobre. Usava moldes de pedra ou barro para colocar o cobre derretido e produzir espadas, lanças e ferramentas. Usava o martelo para moldar estes objetos depois que esfriavam. 


Idade do Bronze - por volta de 4 mil anos atrás, o homem começou a produzir o bronze (metal mais resistente que o cobre), a partir da mistura da liga do cobre com o estanho. Espadas, capacetes, martelos, lanças, facas, machados e outros objetos de bronze começaram a ser fabricados neste período. Esta época, de grande avanço tecnológico, passou a ser chamada de Idade do Bronze.

Idade do Ferro - por volta de 3,5 mil anos atrás o homem já dominava muito bem a metalurgia, passando a fabricar o ferro, usando fornos em altas temperaturas. Com o ferro, o homem passou a desenvolver, principalmente, armas mais resistente.
- A fabricação destes objetos de metais teve uma grande influência na agricultura, aumentando a produção. O arado de metal, enxada e outras ferramentas agrícolas rústicas foram criadas, facilitando assim o trabalho no campo.
- O domínio dos metais também possibilitou ao homem deste período a fabricação de utensílios domésticos (panelas, potes, facas, etc.) e objetos de adorno e de arte. Nesta época, várias esculturas de bronze foram produzidas.








Indicação de filme:



















A Guerra do Fogo   Ano: 1981
Direção: Jean-Jacques Annaud.
Gênero: Drama, Aventura.
Temas: produção e importância do fogo na             
vida de grupos de  hominídeos.












Direção: Kirk De Micco, Chris Sanders 
Elenco: Emma Stone, Nicolas Cage, Ryan Reynolds 
Nome Original: The Croods 
Ano: 2013 
País: EUA 
Gênero: Animação
 Fonte: www.historianet.com.br









ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA



Entre as esculturas do Paleolítico, nota-se o predomínio de figuras femininas e ausência de figuras masculinas. O fato de elas serem representadas com ancas largas e seios grandes levam os historiadores a supor a sua ligação



(A) à valorização da sexualidade

(B) à valorização do erotismo

(C) à necessidade de sobrevivência

(D) ao culto da fertilidade

(E) ao padrão estético de beleza da época






Justificativa: Pelos vestígios encontrados, atribuiu-se às “Vênus” as primeiras formas de arte conhecidas pelo homem. Essas esculturas femininas com ancas largas, seios grandes e poucos detalhes no rosto, foram produzidas no Paleolítico Superior (30.000 a 18.000 a.C). Esculpidas em pedra ou marfim, elas têm pequenas dimensões e estão associadas ao culto da fertilidade. A chamada Vênus de Willendorf é uma das inúmeras estatuetas da fertilidade, que em forma arredondada e bulbiforme, sugere um “seixo sagrado” oval.



02. Complete as lacunas e responda à questão abaixo.

I. Nas pinturas rupestres, características do período, os artistas reproduziam a natureza tal qual sua visão captava. Assim, eles utilizavam imagens carregadas de traços fortes que expressam a ideia de vigor para representar os animais que temiam, ou os grandes animais que caçavam, como o bisão. Daí esse estilo ser conhecido como.

(A) Paleolítico-realista
(B) Paleolítico-naturalista
(C) Neolítico-abstrato
(D) Neolítico-naturalista
(E) Mesolítico-realista

Justificativa: Uma das principais características da arte rupestre, no período Paleolítico, era o aspecto naturalista das figuras. O artista do Paleolítico representava os seres do modo como os via de determinada perspectiva, isto é, reproduzia a natureza tal qual sua visão captava.



3. Leia o fragmento abaixo:

“Os criadores dos desenhos paleolíticos de animais eram, ao que tudo leva a crer, caçadores ‘profissionais’ – pode-se presumir isso com certeza quase absoluto a partir de seu conhecimento íntimo de animais – e é improvável que, como ‘artistas’ (ou como quer que fossem chamados) estivesse isentos da obrigação de prover alimentos”.
                                           HAUSER, A. História social da Arte e da Literatura. p. 1





(A) Qual é o nome da arte a que se refere o fragmento acima?
  Arte rupestre


(B) Em qual período da Pré-história esse tipo de arte foi desenvolvido? 
No Paleolítico Superior (30.000 a 18.000 a.C)
.

(C) Explique as hipóteses que explicam o significado da arte rupestre.
 Entre as muitas hipóteses, difundiu-se no início do século XX a ideia de que as figuras estavam associadas a rituais mágicos de caça. Esses rituais eram realizados para que a caça fosse abundante e os caçadores pudessem pegar um grande número de animais.Talvez o pintor-
caçador acreditasse que “aprisionando” a imagem do animal, teria poder
sobre ele. Assim, se o representasse mortalmente ferido no desenho na vida real.



(D) Qual era o estilo utilizado por esses “pintores”?
 Estilo Naturalista



4. A arquitetura do período Neolítico apresenta construções denominadas monumentos megalíticos. Assinale nas alternativas abaixo qual a conceituação correta do monumento megalítico selecionado.

(A) dólmen.

(B) cromlech.

(C) menir.

(D) nurague.

(E) estela.



Justificativa: Na arquitetura, a construção de monumentos megalíticos em formato circular, conhecidos como cromlech, parece ter sido a grande marca do Neolítico.
Utilizando-se pedras empilhadas cobertas por material perecível, ergueram- se grandes monumentos de pedras – cada pedra pesando entre 10 e 5 toneladas.
 





































                                     


 

Um comentário:

  1. Estas representações muito antigas de pintura, escultura e arquitetura Rupestre, atraem a nossa atenção e também a curiosidade. Mas o que são? Por que foram feitas? Que materiais foram utilizados? E aí alunos, vamos participar?
    Ilzete

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