domingo, 8 de junho de 2014

Vídeos: "Patrimônios ameaçados pela pichação."


A pintura rupestre da pré-história e o grafite dos novos tempos.






Por que as pessoas grafitam? O que elas deixam registrado? Afinal, o grafite também é uma forma de expressão que representa a sociedade contemporânea. Infelizmente muitos confundem expressão com vandalismo e grafite com pichação. Os centros urbanos estão repletos de exemplos de intervenções feitas sem autorização em muros, placas e orelhões. Faça uma leitura coletiva de VEJA  Edição 2124 / 5 de agosto de 2009 e mostre que a situação é ainda mais grave quando as assinaturas e marcas são feitas em patrimônios históricos e artísticos. 




             CACHOEIRA DO ENCANTADO, BAHIA: depredação de um patrimônio ainda pouco conhecido e estudado.



 Reflexão


O termo arte rupestre vem do latim rupes ou rupis, que quer dizer rochedo, ou seja, arte rupestre é aquela realizada em paredes.
 "muros grafitados são arte rupestre?". De certo modo, sim: é arte rupestre contemporânea.
O grafite é um tipo de pintura mural que remete à arte rupestre. 
No entanto, atualmente utiliza como suporte os muros das cidades e tem tintas produzidas pela indústria, como o látex e as tintas em spray. 
A pintura foi uma das primeiras marcas materiais que o homem deixou sobre a Terra. Ao longo dos séculos, essa atividade se transformou, as tintas e as ferramentas mudaram.
No entanto, a proposta continua a mesma: registrar o modo de pensar e as aspirações de uma sociedade em uma determinada época.









 


 O programa 'Altas Horas' (18/05/14) trouxe uma matéria enaltecendo os autointitulados "pichadores revolucionários". 
 










Já  o Jornal Hoje trás uma reportagem sobre a atuação desses pichadores em nosso estado.  Vamos assistir e fazer nossos comentários?




















10 comentários:

  1. Sou do 1ºanoV04 , numero 30 . Olha ilzete , como foi dito no próprio vídeo, ninguém é obrigado a gostar da pichação e eu sou um dos que não gostam, eu certamente não considero pichação uma arte, pode até ser um modo de se expressar porem, não vejo certa beleza nas mesmas, para mim , a pichação diferente do grafite , é um ato de vandalismo , e que eles realmente não tinham o minimo direito de interferir na ARTE de outros , como pichar em cima de um grafite. e outra característica da pichação é que muitos dos pichadores são membros de gangues e querendo ou não, isto acaba contribuindo para a violência nas ruas. muitos deles picham pelo simples fato da demarcação do território, Resumindo, não acho que a pichação tenha valor para a sociedade em conjunto.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ilzete! Sou a Vanessa do 1ºV01 (nº28). Bom, eu acho que a pichação, ao contrário do grafite, é uma poluição visual do ambiente. Acho que eles não tem esse direito de picharem as ruas, assim como prédios e casas e acho, também, que deveria existir uma punição bem severa para os tais pichadores. Porém, creio que não resolveria, pois, assim como foi dito no vídeo, ao fim da punição eles voltariam a pichar, ou seja: Não resolveria absolutamente NADA! Sou contra as pichações e apesar de que eles tem o direito de se expressarem eles deveriam ter o senso de que a maioria das pessoas não gosta de tais artefatos e que eles estão poluindo o ambiente e deixando as cidades cada vez mais feias e sem vida.

    ResponderExcluir
  3. oi ilzete, sou Edinan M. Moreira 1°V01 e acho pichação um vandalismo, do adianta pichar a própria faculdade, e arte que os outros trabalham para fazer . a pichação não pode ser considerada nem como arte muito menos como protesto, já que a única coisa que resulta é problemas, se eles quisessem expressar sua arte exploraria a pichação, em vez de procurar só jeito de ir para a cadeia.

    ResponderExcluir
  4. Oi ilzete eu sou Marcio Gabriel P. de Paula 1°V01 , eu acho que pichação é crime , quem picha por exemplo escreve crew’s , frases , etc. Mas o grafite é arte , se feito com consciência e talento , fico muito bonito , um grafiteiro não só pode como deve pedir permissão para o dono do lugar onde se vai grafitar , pois se for feito de forma errada , será considerado um crime , mesmo ficando bonito.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela participação ! A opinião de vocês é muito importante.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ilzete, sou o Luis Paulo do 1ºV01 e pichação é totalmente o contrario do grafite, que é uma arte. As pessoas podem sim protestar, desde que não afete o restante da população, e a pichação pode ser definida como uma poluição visual das ruas, edifícios etc... Se essas pessoas tem tanto talento assim, por que não o usam para realmente melhorar o visual dos locais ? Isso sim é um ponto a ser visto por esses vândalos...

    ResponderExcluir
  7. olá Ilzete,sou a Jennifer do 1v01; Sabe o grafite em si e algo muito bonito e intressante eu particularmente amo e adoraria saber grafitar,mas infelizmente nessa liberdade de expresão existem os pinchadores q invez de fazer algo interessante e bom para buscar a visão das pessoas eles simplesmente gastam tinta com insultos,protestos etc..sem contar que sujam paredes,muros e tem aqueles que picham encima dos grafites só para chamar atenção... fico chateada em saber que esse vandalismo vem de muitos anos atras,e simplesmente acho a ação dessas pessoas é RIDICULO..

    ResponderExcluir
  8. Oi professora,Sou a Maria Luiza do 1V01,me desculpe comentar com o email da Jennifer e que estou sem internet...Para mim o grafite e uma arte de expresao; mas em fim acho esse ato de pinchação verdadeirante vandalismo e deveria sim ter punição acho que nao e porque esta com raiva ou por disputa talvez que a pessoa deve sair rabiscando o muro dos outros e sujando a cidade porque para mim isso e sujeira para os olhos da população..

    ResponderExcluir
  9. Ei professora, sou a Bruna do 1°V01. A pichação, é um crime sério e se as pessoas tivessem consciência do que fazem, acho que não haveria tanta. É tanta pichação e isso acaba deixando as ruas feias. Aqui na rua onde eu moro tem um grafite muito bonito e ao lado dele tem a seguinte frase: Brasil. País onde grafite é crime e corrupção é arte. Realmente, quem escreveu aquela frase disse tudo.

    ResponderExcluir
  10. O grafite é uma arte onde os grafiteiros exploram bastantes cores e formas diferentes. Ja a pichação é um crime pois sempre são feitas por vandalos e fazem apologia ao crime, diferente da pichação o grafite são desenhos que sempre ficam bonitos. Grafiteiros são artistas e devem ser reconhecidos assim, ja pichadores são vandalos e devem ser tratados como tal.
    Desculpe não ter comentado antes professora, preciso conversar com a senhora na escola. Anaclara Bello 1°V01

    ResponderExcluir