terça-feira, 15 de setembro de 2015

Avaliação de arte Pré-Historia, Mesopotâmia e Egito.




ATIVIDADE AVALIATIVA



1) A pintura Rupestre abaixo, que é um patrimônio cultural brasileiro expressa:





















A- o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.

B- a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.

C- aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.

D- os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.

E- a constante guerra entre diferentes grupos paleooíndios da América durante o período colonial.


2) Textos I e II:








    








   I - Toca do Salitre – Piauí









    










 II - Arte Urbana. Foto: Diego Singh

O grafite contemporâneo, considerado em alguns momentos como uma arte marginal, tem sido comparado às pinturas murais de várias épocas e às escritas pré-históricas. Observando as imagens apresentadas, é possível reconhecer elementos comuns entre os tipos de pinturas murais, tais como:


a) a preferência por tintas naturais, em razão de seu efeito estético.

b) a inovação na técnica de pintura, rompendo com modelos estabelecidos.

c) o registro do pensamento e das crenças das sociedades em várias épocas.

d) a repetição dos temas e a restrição de uso pelas classes dominantes.

e) o uso exclusivista da arte para atender aos interesses da elite.


3) As figuras abaixo mostram uma espécie de história em quadrinhos da antiguidade. A 1ª mostra uma cena de guerra e a 2ª uma de paz. Estas figuras representam um tipo de arte da cultura: 
                                                                                                                                                                           
                                                                                                 

 (    ) Romana         (    ) Mesopotâmia              
                                                                                                            
 (    ) Egípcia          (   ) Grecia                  

                                              


4) Coloque (sim) ou (não):

A) A Lei da Frontalidade era hábito que os antigos egípcios tinham de desenhar os olhos e os ombros das 

pessoas sempre de frente para observador, mesmo que os pés e a cabeça estivessem de perfil. (_______)

B) A arquitetura egípcia foi desenvolvida em cima de templos, palácios e pirâmides. Construídas em 

homenagem aos deuses e faraós. (_______)


5) Assinale X nos parênteses diante das alternativas corretas.

I - O Egito era uma teocracia. Isso quer dizer que:

a .(   ) era  governado por deuses.

b. (   ) era governado pela classe dos sacerdotes

c. (   ) era governado pelo faraó.


II - A influência religiosa sobre a arte gerou um tipo de uniformidade e convencionalismo, que fez as obras egípcias serem muito parecidas. A lei da frontalidade era uma dessas convenções. Por essa lei, a arte egípcia representava.

a. (  ) o corpo e os olhos de frente e a cabeça e os pés de perfil nas pinturas, enquanto nas esculturas, todo o conjunto era apresentado pelo ângulo da frente.

b. (  ) figuras estáticas, tanto na pintura quanto na escultura.

c. ( ) representações híbridas dos deuses, com corpo de homem e cabeça de animal sagrado , tanto na pintura quanto na escultura.


III - Nas monumentais pirâmides eram colocados todos os bens do faraó, assim como comidas e bebidas, miniaturas representando suas atividades e um afresco que relatava a sua vida. A inspiração para essas manifestações artísticas derivava, portanto:



a. (   ) de uma grande influencia religiosa.



b .(   ) de interesse muito grande pela arte .

c .(   ) da crença no poder mágico da arte.


IV -Os artistas egípcios dispunham de técnicas bastante aperfeiçoadas, como:

a . (   ) domínio da receptividade.

b . (   ) uso do claro-escuro

c.  (   ) técnica da construção de grandes monumentos com pesados blocos de pedras.


6) Complete:

I- O que o  homem pré-histórico pintava na parede das cavernas:

(  ) frutas             (   ) animais               (   )    paisagens


II- Eles acreditavam que através  da pintura:

(   ) Teriam a caverna bem enfeitada       (   ) Teriam posse do que desenhavam 


III – As tintas usadas em suas pinturas eram feitas de:.....................................

 
VI - Em escultura esculpiam estatuetas ....................................... porque acreditavam

 que estas estatuetas faziam parte de um  ritual de .................................................
   
usavam.....................,..............................,..................................,............................... para esculpi-las.



7) Responda:

A - Os primeiros artistas da humanidade? Como eles viviam?

B - Cite os dois fatos mais importantes ocorridos na pré-história brasileira? Explique.

C - Como os pesquisadores classificaram as pinturas descobertas em São Raimundo Nonato? Explique.

E – Por que as pesquisas científicas dessas culturas encontradas no Sudeste do Estado do Piauí 
são de fundamental importância para o Brasil? Explique.



 AVALIAÇÃO DE ARTE



1- Analise a imagem:





















Nesse sentido, pode-se afirmar que:

a) quando um faraó egípcio morria, ele não era julgado no Tribunal de Osiris. Pelo poder acumulado, estes faraós já tinham entrada garantida no reino dos céus ou no reino do além.

b) eram comuns, tanto no Egito como na Europa medieval, as práticas de embalsamamento dos corpos dos Faraós e sacerdotes.

c) segundo a religião do Egito, quando alguém morria era julgado pelo tribunal de Osiris. Lá, seu coração era colocado em uma parte da balança e, na outra, uma pluma de avestruz de Maát, representando a justiça. A pesagem era registrada pelo escriba dos deuses, o deus Thot. Se a balança se equilibrasse, o morto era conduzido, por Osíris, para o além.

d) Na Idade Média tratou-se da morte não como um rito de passagem para a morada definitiva da alma, a derradeira peregrinação do homem-viajante medieval, mas como o momento de ressurreição para a vida eterna.


2- “Vê-se que o escultor não estava tentando lisonjear o seu modelo nem preservar uma expressão fugidia. Interessavam-se rigorosamente pelos aspectos essenciais. Ficavam excluídos todos os detalhes secundários. Talvez seja por causa dessa rigorosa concentração nas formas básicas da cabeça humana que esses retratos permaneçam tão impressionantes”
E.H. Gombrich – A história da arte.

Sobre o papel das esculturas no Egito Antigo podemos afirmar:



 a) Contar as conquistas e títulos do Faraó.
 b) Servir como oferenda ao deus Rá, senhor do outro mundo.
 c) Conservar a imagem da pessoa e assim mantê-la “viva”.
 d) Servir como um guia do outro mundo para alcançar a vida eterna.
 e) Ornar a tumba.



3- Os temas da pintura egípcia eram normalmente representações:

(1) Da vida cotidiana e de batalhas.
(2) Da religião.
(3) Da cultura e religião.
(4) Das lutas e conquistas.

 4- O que eram os hipogeus:

(1) Hospitais escavados nas rochas.
(2) Prédios escavados nas rochas.
(3) Casas escavadas nas rochas.
(4) Templos escavados nas rochas.
(5) Túmulos escavados nas rochas.

5- Qual foi o principal assunto da escultura egípcia:

(1) A economia.
(2) As lutas e conquistas.
(3) O homem.
(4) Eternização do homem após a morte

6- Os estados teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram acumulando características comuns e peculiaridades culturais. Os egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano e colocar as vísceras nos vasos canopos por que:




















 (A) se opunham ao politeísmo dominante na época.

(B) os seus deuses, sempre prontos para castigar os pecadores, desencadearam o dilúvio.

(C) depois da morte a alma podia voltar ao corpo mumificado.

(D) construíram templos, para realização de cultos e para moradia do faraó, na eternidade.

(E) os camponeses constituíam categoria social inferior.


7- Quanto a Arquitetura Geral Egípcia foi construído:

  a) Mastabas, zigurates e pirâmides.
  b) Palácios, pirâmides e hipogeus.   
  c) Templos, zigurates e Palácios.
  d) Templos, pirâmides e mastabas.       
  e) Templos, palácios e pirâmides.


8 - A arquitetura dos templos do Antigo Egito apresentava entre suas características:

a) a utilização de tijolos de argila queimada na construção de colunas e paredes;

b) o seu reduzido tamanho, por ser apenas moradia da divindade;

c) a inexistência de telhados, uma vez que quase não ocorriam chuvas durante todo o ano;

d) a ausência de esculturas, uma vez que os preceitos religiosos de então não permitiam a representação da figura humana;

e) a excessiva grandeza em suas dimensões e solidez na construção, com emprego intensivo de pedra como matéria-prima.


9- Sobre o Antigo Egito assinalem a(s) alternativa(s) correta(s), somando os seus valores e marcando o total da soma juntando as respostas corretas:

1- A religiosidade egípcia tinha, como sua principal característica, o monoteísmo antropozoomórfico.

2 - A formação da sociedade e a economia egípcia estavam intimamente vinculadas às cheias e vazantes periódicas dos rios Tigre e Eufrates.

4 - A produção artística era predominantemente de inspiração religiosa.

8 - A preocupação com os mortos fez com que os egípcios construíssem túmulos duradouros como as Mastabas e os Hipogeus, lugares onde eram sepultados nobres.

16 - A economia era controlada pelo faraó, dono nominal da maioria das terras, sendo a agricultura a principal atividade econômica que, de modo geral, estava voltada para suprir as necessidades da população.


(  ) 18              (  ) 28             (  ) 11             (  ) 20            (  )      26


10- Sobre a arte egípcia, é incorreto afirmar:

a) As grandes manifestações da arquitetura egípcia foram os magníficos templos religiosos, as pirâmides, os hipogeus e as mastabas.

b) Na pintura, as figuras eram representadas com os olhos e os ombros em perfil, embora com restante do corpo de frente.

c) A escultura egípcia obedecia a uma orientação predominantemente religiosa. Eram numerosas as estátuas esculpidas com a finalidade de ficar dentro de túmulos. A escultura egípcia atingiu seu desenvolvimento máximo com os sarcófagos, esculpidos em pedra ou madeira.

d) A cultura egípcia foi profundamente marcada pela religião e pela supremacia política do faraó. Esses dois elementos exerceram grande influência nas artes (arquitetura, escultura, pintura, literatura) e na atividade científica.

e) A gradação, a mistura de tonalidades, o claro-escuro não eram utilizados.


11- Sobre a pintura egípcia, todas as alternativas estão corretas, EXCETO a alternativa:

(A) A arte egípcia pode ser definida como a arte das convenções, pois obedecia a uma série de padrões e regras, o que limitava a criatividade e a imaginação pessoal do artista.

(B) A pintura egípcia tinha como marca a lei da frontalidade , pela qual o tronco das figuras era representado de frente, enquanto a cabeça, as pernas e os pés eram vistos de perfil.

(C) Nas representações pictóricas, via de regra, a cor da pele do homem era diferente –mais escura –da cor da pele da mulher.

(D) Particulariza a arte egípcia o anonimato dos artistas, pois a obra deveria revelar o perfeito domínio das técnicas de execução, e não o estilo de quem as executava.

(E) Embora a arte egípcia estivesse intimamente ligada à religião, na pintura, não havia essa relação, pois as pinturas tratavam apenas de temas pagãos.



12- A escrita egípcia era bem estruturada. Decifrada no século XIX, possibilitou um vasto conhecimento de sua cultura. Identifique nas alternativas abaixo a única que se refere à denominada “escrita sagrada” egípcia.



(A) copta.
(B) hierática.
(C) cuneiforme
(D) demótica.
(E) hieroglífica


6 comentários:

  1. gabarito por favor - marciatchr@gmail.com

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  2. Muito obrigada, por dividir o seu conhecimento.
    Um abraço.

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  3. Parabéns!!!
    Por esse dom de compartilhar seus conhecimento conosco.
    Um abraço....saúde.. felicidades mil

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  4. Desde já agradeço, e se possível me envie o gabarito, por favor.

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  5. Muito obrigada, gostaria que me enviasse o gabarito.

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