domingo, 8 de junho de 2014

Diferança entre Pichação e Grafite .

                       Pichações    X Grafite




Pichação é o ato de escrever ou rabiscar sobre muros, fachadas de edificações, asfalto de ruas ou monumentos, usando tinta em spray aerossol, dificilmente removível, estêncil ou mesmo rolo de tinta.

No geral, são escritas frases de protesto ou insulto, assinaturas pessoais ou mesmo declarações de amor, embora a pichação seja também utilizada como forma de demarcação de territórios entre grupo, às vezes Gangues rival.


Já na antiguidade é possível encontrar elementos de pichação.
- A erupção do vulcão Vesúvio preservou inscrita nos muros da cidade de Pompeia, que continham desde xingamentos até propaganda política e poesias.

-Na Idade Média, padres pichavam os muros de conventos rivais no intuito de expor sua ideologia, criticar doutrinas contrárias às suas ou mesmo difamar governantes.


Com a popularização do aerossol, após a Segunda Guerra Mundial, a pichação ganhou mais agilidade e mobilidade. Na revolta estudantil de 1968, em Paris, o spray foi usado como forma de protesto contra as instituições universitárias e manifestação pela liberdade de expressão.


-Construído no início da década de 1960, O muro de Berlim ostentou por vários anos um lado oriental limpo e de pintura intacta, controlado pelo regime socialista da União Soviética,seu lado ocidental, encabeçado pela democracia capitalista dos Estados Unidos, foi por pichações e grafites de protesto contra o muro.


 

-No final de 1969 e início da década de 1970, as ruas de Los Angeles foram tomadas por pichações que demarcavam a disputa territorial pelo tráfico de drogas entre duas violentas gangues rivais: Bloods, representada pela cor vermelha, e Crips, representada pela cor azul.



No Brasil, costuma-se estabelecer uma diferença conceitual entre o grafite e a pichação. Não há, entretanto, parâmetros objetivos para a distinção entre uma forma e outra. Ambas utilizam basicamente as mesmas técnicas de execução, os mesmos elementos de suporte e podem conter algum grau de transgressão.

 Ambas tendem a alimentar discussões acerca dos limites da arte, sobre arte livre, liberdade de expressão, mas também sobre crime, violência, disputas de espaço e transgressões. O grafite, em princípio, é bem mais elaborado e de maior interesse estético, sendo socialmente aceito como forma de expressão artística contemporânea, respeitado e mesmo estimulado pelo poder público. O grafite atualmente tende a ser feito em locais permitidos ou mesmo especialmente destinados à sua realização.

Os Gêmeos


                                                              Pichação



                               Artista de rua, pintor grafite. Impressionante!!!!!                    













Atividade de estudo sobre arte da Pré-historia



1) Segundo os estudos acumulados até hoje, como surgiu a arte pré-histórica?


Estudos indicam que a arte pré-histórica surgiu da tentativa do ser humano de estabelecer o controle sobre a natureza.

2. De que maneira a arte pré-histórica representa o contexto social dos grupos que a produziram?

Desenhos, pinturas e encavos rupestres formando grafismos, feitos com traços fortes em locais profundos, como cavernas, indicam que a representação por imagem estava relacionada a crenças, rituais, ao aprisionamento de animais e ao controle do clima.


3. O que é rupestre?

É a designação usada para se referir à criação artística pré-histórica, executada sobre as paredes de cavernas e sobre ossos, marfim ou pedra.

4. Leia e escreva a linha do tempo:

 Paleolítico Inferior (500000-30000 a.C.): controle do fogo.

 Idade da Pedra Lascada ou Paleolítico Superior (30000-18000 a.C.): pinturas rupestres e esculturas.

 Idade da Pedra Polida ou Neolítico (18000-5000 a.C.): domesticação dos animais, construção das primeiras residências sedentárias. Nesse período, em 6000 a.C., foi desenvolvida a cerâmica.


 Idade dos Metais (5000-4000 a.C.): produção de cobre, estanho e bronze em 3000 a.C. no Egito e na Mesopotâmia.


 Cerca de 4000 a.C.: surgimento da escrita cuneiforme.

5. Os artistas pré-históricos escolhiam as paredes de acordo com as texturas, a curvatura e a posição no espaço, e, em geral, as pinturas eram realizadas por várias pessoas. Na produção da pintura rupestre, é correto afirmar que: 

a) Utilizava-se uma espécie de andaime.
b) Utilizavam-se lamparinas feitas de barro e pedaços de pedras de calcário em que se colocava o combustível produzido com gordura animal.
c) As tintas eram obtidas com cal, outros minerais, ossos, sangue e plantas.
d) Todas as alternativas estão corretas.

Resposta: d.

6. Dentre as manifestações mais importantes da arte pré-histórica paleolítica estão as esculturas feitas em pedra que representam figuras femininas nuas, de corpos volumosos e rostos sem face. Uma das mais conhecidas é a Vênus de Willendorf , mas existiram outras . Explique por que motivo o corpo feminino era representado, nessas esculturas pré-históricas, com curvas tão exageradas e dando-se ênfase aos órgãos sexuais. Que palavra designa esse tipo de escultura? 

As esculturas mais antigas tinham função ritualística. Acredita-se que fossem uma evocação à fertilidade. Elas ficaram conhecidas como Vênus Esteatopígicas.

7. Segundo o pesquisador inglês Colin McEvedy, a "transição do modo de vida do mesolítico para o neolítico é um momento de viragem no desenvolvimento social e econômico do homem, comparável, em importância, às revoluções industrial e científica dos séculos XIX e XX. O contraste entre um acampamento mesolítico e uma aldeia de camponeses do Neolítico é tão frisante que justifica perfeitamente o termo Revolução Neolítica" (Atlas da história antiga. Lisboa: Verbo, 1990). Quais foram as conquistas da arte neolítica em relação à arte produzida no período Paleolítico? 


A arte do Neolítico tinha uma função utilitária, ou seja, atendia às necessidades dos grupos humanos que a produziam. Nesse período se disseminaram a tecelagem para o fabrico de artefatos de proteção e a cerâmica para os objetos do cotidiano. Durante o período Neolítico, os traços fortes nas pinturas foram substituídos por linhas mais leves, formas menos detalhadas e menos coloridas. Ao contrário do Paleolítico, quando havia grande quantidade de imagens de animais, no Neolítico predominaram as figuras humanas. Afinal, a vida em grupo e sedentarizada era a grande novidade do momento.


8. Em relação à arte da Pré-história, é correto afirmar:

a) As pinturas do período Paleolítico foram encontradas em locais de fácil acesso.
b) Os grafismos produzidos durante o Neolítico geralmente representam o homem em suas atividades cotidianas.
c) A Gruta de Lascaux, na França, é um dos principais sítios arqueológicos da América Latina.
d) Não foram encontradas, até o momento, pinturas pré-históricas em nosso país.

Resposta:b

Vídeos: "Patrimônios ameaçados pela pichação."


A pintura rupestre da pré-história e o grafite dos novos tempos.






Por que as pessoas grafitam? O que elas deixam registrado? Afinal, o grafite também é uma forma de expressão que representa a sociedade contemporânea. Infelizmente muitos confundem expressão com vandalismo e grafite com pichação. Os centros urbanos estão repletos de exemplos de intervenções feitas sem autorização em muros, placas e orelhões. Faça uma leitura coletiva de VEJA  Edição 2124 / 5 de agosto de 2009 e mostre que a situação é ainda mais grave quando as assinaturas e marcas são feitas em patrimônios históricos e artísticos. 




             CACHOEIRA DO ENCANTADO, BAHIA: depredação de um patrimônio ainda pouco conhecido e estudado.



 Reflexão


O termo arte rupestre vem do latim rupes ou rupis, que quer dizer rochedo, ou seja, arte rupestre é aquela realizada em paredes.
 "muros grafitados são arte rupestre?". De certo modo, sim: é arte rupestre contemporânea.
O grafite é um tipo de pintura mural que remete à arte rupestre. 
No entanto, atualmente utiliza como suporte os muros das cidades e tem tintas produzidas pela indústria, como o látex e as tintas em spray. 
A pintura foi uma das primeiras marcas materiais que o homem deixou sobre a Terra. Ao longo dos séculos, essa atividade se transformou, as tintas e as ferramentas mudaram.
No entanto, a proposta continua a mesma: registrar o modo de pensar e as aspirações de uma sociedade em uma determinada época.









 


 O programa 'Altas Horas' (18/05/14) trouxe uma matéria enaltecendo os autointitulados "pichadores revolucionários". 
 










Já  o Jornal Hoje trás uma reportagem sobre a atuação desses pichadores em nosso estado.  Vamos assistir e fazer nossos comentários?