1) Segundo os estudos acumulados até hoje, como surgiu a
arte pré-histórica?
Estudos indicam que a arte pré-histórica surgiu da tentativa
do ser humano de estabelecer o controle sobre a natureza.
2. De que maneira a arte pré-histórica representa o contexto
social dos grupos que a produziram?
Desenhos, pinturas e encavos rupestres formando grafismos,
feitos com traços fortes em locais profundos, como cavernas, indicam que a
representação por imagem estava relacionada a crenças, rituais, ao
aprisionamento de animais e ao controle do clima.
3. O que é rupestre?
É a designação usada para se referir à criação artística
pré-histórica, executada sobre as paredes de cavernas e sobre ossos, marfim ou
pedra.
4. Leia e escreva a linha do tempo:
Paleolítico Inferior (500000-30000 a.C.): controle do
fogo.
Idade da Pedra Lascada ou Paleolítico Superior
(30000-18000 a.C.): pinturas rupestres e esculturas.
Idade da Pedra Polida ou Neolítico (18000-5000 a.C.):
domesticação dos animais, construção das primeiras residências sedentárias.
Nesse período, em 6000 a.C., foi desenvolvida a cerâmica.
Idade dos Metais (5000-4000 a.C.): produção de cobre,
estanho e bronze em 3000 a.C. no Egito e na Mesopotâmia.
Cerca de 4000 a.C.: surgimento da escrita cuneiforme.
5. Os artistas pré-históricos escolhiam as paredes de acordo
com as texturas, a curvatura e a posição no espaço, e, em geral, as pinturas
eram realizadas por várias pessoas. Na produção da pintura rupestre, é correto
afirmar que:
a) Utilizava-se uma espécie de andaime.
b) Utilizavam-se lamparinas feitas de barro e pedaços de
pedras de calcário em que se colocava o combustível produzido com gordura
animal.
c) As tintas eram obtidas com cal, outros minerais, ossos,
sangue e plantas.
d) Todas as alternativas estão corretas.
Resposta: d.
6. Dentre as manifestações mais importantes da arte
pré-histórica paleolítica estão as esculturas feitas em pedra que representam
figuras femininas nuas, de corpos volumosos e rostos sem face. Uma das mais
conhecidas é a Vênus de Willendorf , mas existiram outras . Explique por que motivo o corpo feminino era
representado, nessas esculturas pré-históricas, com curvas tão exageradas e
dando-se ênfase aos órgãos sexuais. Que palavra designa esse tipo de escultura?
As esculturas mais antigas tinham função ritualística.
Acredita-se que fossem uma evocação à fertilidade. Elas ficaram conhecidas como
Vênus Esteatopígicas.
7. Segundo o pesquisador inglês Colin McEvedy, a
"transição do modo de vida do mesolítico para o neolítico é um momento de
viragem no desenvolvimento social e econômico do homem, comparável, em
importância, às revoluções industrial e científica dos séculos XIX e XX. O
contraste entre um acampamento mesolítico e uma aldeia de camponeses do
Neolítico é tão frisante que justifica perfeitamente o termo Revolução
Neolítica" (Atlas da história antiga. Lisboa: Verbo, 1990). Quais
foram as conquistas da arte neolítica em relação à arte produzida no período
Paleolítico?
A arte do Neolítico tinha uma função utilitária, ou seja,
atendia às necessidades dos grupos humanos que a produziam. Nesse período se
disseminaram a tecelagem para o fabrico de artefatos de proteção e a cerâmica
para os objetos do cotidiano. Durante o período Neolítico, os traços fortes nas
pinturas foram substituídos por linhas mais leves, formas menos detalhadas e
menos coloridas. Ao contrário do Paleolítico, quando havia grande quantidade de
imagens de animais, no Neolítico predominaram as figuras humanas. Afinal, a
vida em grupo e sedentarizada era a grande novidade do momento.
8. Em relação à arte da Pré-história, é correto afirmar:
a) As pinturas do período Paleolítico foram encontradas em
locais de fácil acesso.
b) Os grafismos produzidos durante o Neolítico geralmente
representam o homem em suas atividades cotidianas.
c) A Gruta de Lascaux, na França, é um dos principais sítios
arqueológicos da América Latina.
d) Não foram encontradas, até o momento, pinturas
pré-históricas em nosso país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário